A Catedral de Santiago de Compostela, Espanha, onde está guardado o túmulo do Apóstolo São Tiago Maior, prepara-se para iniciar o seu Ano Santo, em 2021.

Na próxima quinta-feira, 31 de dezembro, o Arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio, abrirá a Porta Santa da Catedral e dará início ao Ano Santo Compostelano, que se celebra toda vez que o dia 25 de julho, festa de São Tiago Maior, coincide no domingo.

O rito de abertura da Porta Santa acontecerá às 16h30 (hora da Espanha). O Arcebispo vai bater três vezes na porta com um martelo cerimonial feito em 2016 em prata e madeira, e doado em 25 de julho de 2019 por um casal alemão.

Após a abertura da Porta Santa, situada na abside da Catedral, Dom Julián Barrio presidirá a procissão do interior do templo compostelano até o altar maior, onde celebrará a Missa.

No final da Missa será posto em funcionamento o tradicional "Botafumeiro", um grande incensário cerimonial que nas Missas solenes da Catedral "voa" de uma ponta a outra do transepto, graças a um antigo mecanismo de roldana, enquanto se canta o hino ao Apóstolo São Tiago.

O início do Ano Santo Compostelano de 2021 coincide com a conclusão das complexas obras de restauração da Catedral de Santiago, edifício do século XII com importantes adições do século XVII, meta do histórico Caminho de Santiago.

Após mais de uma década de obras nas fachadas e no interior da Catedral, conseguiram eliminar os vazamentos de água que ameaçavam as torres sineiras, as sujeiras que tiravam a beleza das fachadas do templo e limparam os líquens e musgos que cresciam entre as pedras.

No entanto, as obras de restauração mais marcantes ocorreram dentro do templo. Em 2018, foram revelados os resultados da restauração do Pórtico da Glória, conjunto escultórico românico do Maestro Mateo que representa cenas do Apocalipse.

Agora, mostraram os resultados nas naves da catedral, no cruzeiro, na abside, onde foram recuperadas pinturas em afrescos, e os conjuntos escultóricos barrocos do baldaquino e do camarim de prata.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Documentário retrata experiências de superação do Caminho de Santiago de Compostela