Oito religiosas, que moravam na mesma comunidade, na área suburbana de Milwaukee, Estados Unidos, morreram na semana passada de coronavírus. Desse grupo, quatro morreram no mesmo dia.

De acordo com a AP, o convento Elm Grove das Irmãs Educadoras de Notre Dame (Nossa Senhora) esteve livre do coronavírus nos últimos meses, mas a congregação soube, no Dia de Ação de Graças, no final de novembro, que uma das quase 100 religiosas que moram lá testaram positivo para a COVID19.

A Irmã Debra Marie Sciano, superiora da província Central Pacífico da congregação, disse que o contágio ocorreu apesar dos esforços para preveni-lo, seguindo todos os protocolos de saúde.

“Embora as irmãs sejam idosas e tenham ido a Deus aos 80 ou 90 anos, não esperávamos que isso acontecesse tão rapidamente. Certamente tem sido muito difícil para nós”, disse a religiosa.

Segundo o site da congregação, as irmãs Rose M. Feess e Mary Elva Wiesner morreram em 9 de dezembro. Irmã Dorothy MacIntyre no dia 11; Mary Alexius Portz faleceu no dia 13; enquanto Cynthia Borman, Joan Emily Kaul, Lillia Langreck e Michael Marie Laux faleceram na segunda-feira, 14 de dezembro.

“Acreditamos que cada uma dessas irmãs e todas as irmãs realmente fizeram a diferença neste mundo. Acho importante que as pessoas saibam disso e que elas estiveram comprometidas até o fim de seus dias”, disse a irmã Sciano.

A religiosa também disse que espera que outras pessoas aprendam com a vida dessas irmãs e que continuem sua missão “talvez para tornar este mundo um pouco melhor”.

A superiora explicou que as demais religiosas que testaram positivo para o coronavírus foram isoladas e que estão sendo atendidas em seus quartos.

A congregação estabeleceu-se em Milwaukee, em 1859, com um orfanato, que mais tarde se tornou um lar para idosos e religiosas doentes.

As religiosas explicam em seu site que sua “missão é proclamar o Evangelho como Irmãs Educadoras de Notre Dame (Nossa Senhora), dirigindo todas as nossas vidas para a unidade à qual Jesus Cristo nos enviou”.

“Nosso ministério é voltado para a educação. Educar para nós significa capacitar as pessoas para que alcancem a plenitude do seu desenvolvimento como indivíduos criados à imagem de Deus e ajudá-los a usar seus talentos para a construção do nosso mundo”, explicam.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: