O Papa Francisco transmitiu uma mensagem por ocasião do Dia do Migrante, que se celebra nesta sexta-feira, 18 de dezembro, na qual pede “empenhar-se na construção de um mundo onde todos tenham acesso aos bens da terra e a possibilidade de realizar-se como pessoa e como famílias”.

“Amar o próximo como a si mesmo significa também empenhar-se na construção de um mundo onde todos tenham acesso aos bens da terra e a possibilidade de realizar-se como pessoa e como famílias, onde os direitos fundamentais e a dignidade sejam garantidos a todos”, é a mensagem do Pontífice em seu perfil na rede social Twitter acompanhada da hashtag #MigrantsDay com a qual está divulgando o dia.

 

O Dia Internacional do Migrante é uma iniciativa da ONU para promover os direitos e a proteção dos migrantes.

Segundo dados da ONU, em 2019 havia 272 milhões de pessoas emigradas, ou seja, vivendo em países diferentes daqueles em que nasceram. Trata-se de cerca de 51 milhões a mais do que em 2010. Portanto, os migrantes internacionais são 3,5% da população mundial, um número que aumenta ano após ano.

Por outro lado, nesta mesma sexta-feira, o Papa publicou outra mensagem no Twitter na qual incentiva a dedicar um tempo à oração para se preparar adequadamente para o Natal.

“Encorajo-vos a dedicar tempo à oração, meditando à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que nela habita ilumine o caminho a seguir e transforme o coração, à espera do nascimento de Nosso Senhor Jesus”.

 

Ao longo deste período do Advento, muitas mensagens foram divulgadas pelo Pontífice para ajudar na preparação para o Natal.

No dia 14 de dezembro, o Santo Padre publicou uma mensagem no Twitter na qual explicava que o Advento “é o tempo que nos é dado para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro”.

Na Audiência Geral da quarta-feira, 25 de novembro, convidou a estar durante o Advento “acompanhados pela Mãe de Jesus a caminho do Natal nestes tempos difíceis para muitos” e a se empenhar por “redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo”.

Da mesma forma, na homilia do Primeiro Domingo do Advento, propôs rezar com simplicidade para invocar Jesus com esta oração: “Vinde, Senhor Jesus! Precisamos de Vós. Vinde para junto de nós. Vós sois a luz: despertai-nos do sono da mediocridade; despertai-nos das trevas da indiferença. Vinde, Senhor Jesus! Tornai vigilantes os nossos corações que agora vivem distraídos: fazei-nos sentir o desejo de rezar e a necessidade de amar”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em