A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) decidiu replicar o Código Da Vinci com um documentário que será transmitido em abril na rede NBC de televisão.

Conforme informa o jornal Sound Bend Tribune, os prelados americanos contrataram o NewGroup Media em South Bend para que se encarregue da produção deste filme. Este projeto será dirigido por Christopher Salvador, e a religiosa franciscana Judith Zielinski estará a cargo de escrever e produzir o programa. As filmagens terão início em novembro em diversas locações da Terra Santa, Grécia, Turquia e Itália.

"Jesus De-codificado: Perspectiva católica do Código Da Vinci" é o nome do documentário que mostrará a posição da Igreja sobre os assuntos tratados no romance de Dan Brown e que se espera poder transmitir antes do lançamento do filme de Ron Howard, baseado no livro, estrelado por Tom Hanks.

O documentário se centrará em esclarecer três pontos tratados por Dan Brown em seu livro: A relação entre o Jesus e Maria Madalena, o desenvolvimento do cânon das Escrituras e o papel da mulher na Igreja dos primeiros cristãos.

O diretor de comunicações da USCCB, Pe. Francis Maniscalco, afirmou que "às vezes sentimos que o material (no livro) é apresentado de maneira especulativa sobre a vida de Jesus. Esta é, certamente, uma oportunidade de nos colocarmos diante de nossos próprios ensinamentos".