O Parlamento do Iraque, um país majoritariamente muçulmano, aceitou por unanimidade que o dia do Natal será um feriado em todo o país.

Trata-se de uma proposta do Cardeal Louis Raphael Sako, Patriarca da Babilônia dos Caldeus, aceita pelos parlamentares iraquianos, decisão que, segundo a Agência Fides, foi divulgada após um encontro entre o Presidente do Iraque, Barham Salih, e o Patriarca Cardeal Sako.

A decisão, também interpretada como um gesto para com os cristãos em vista da próxima visita do Papa Francisco ao Iraque, de 5 a 8 de março de 2021, não se limitará apenas a este Natal de 2020-2021, mas será uma medida definitiva: O Natal fica incluído como feriado no calendário do Iraque.

O Cardeal Sako agradeceu o gesto ao presidente da nação, ao presidente do Parlamento e a todos os deputados por esta medida que significará "o bem para seus irmãos cristãos".

Conforme noticiado pela Agência Fides, a proposta foi feita em 17 de outubro, durante uma conversa entre o Patriarca e o Presidente Salih na residência presidencial.

O presidente reconheceu então e agradeceu o esforço dos cristãos no processo de reconstrução do país após anos de guerra, principalmente após a ofensiva do Estado Islâmico que ocupou parte do norte do país.

Nessa mesma conversa, o presidente afirmou ainda que seu governo vai se envolver nos esforços para fazer com que os cristãos, e membros de outras minorias, que foram forçados a abandonar suas casas por causa do Estado Islâmico, retornem aos seus lugares de origem.

Em particular, citou os esforços centrados em Mosul e na planície de Nínive, onde a maioria dos cristãos iraquianos vivia antes da chegada dos terroristas.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: