Jesús Cano Moreno, sacristão da igreja do “Santo Niño del Remedio” (Santo Menino do Remédio), no centro de Madri, Espanha, foi diagnosticado com câncer e agora oferece os sofrimentos de sua doença pelo crescimento das vocações contemplativas.

Em fevereiro do ano passado, Cano, de 45 anos, foi submetido a uma cirurgia devido a um tumor maligno testicular. No entanto, depois de fazer uma tomografia computadorizada, os médicos descobriram que tinha metástases.

"Eles me fizeram uma biópsia e quando a analisaram, descobriram que o que eu realmente tinha era um sarcoma de Kaposi, embora o estranho nisso tudo é que não tenho os sintomas desse tumor", disse em uma entrevista a ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI.

Para tratar sua doença, Cano recebeu inicialmente 14 ciclos de quimioterapia, mas devido aos resultados negativos, o sacristão agora está se submetendo a um tratamento mais forte para combater o câncer.

“Há poucos dias fiz uma proposta ao Senhor em oração. Ofereço todos os meus ciclos de quimioterapia pelo aumento das vocações contemplativas e, se o Senhor quiser mais, aceito de bom grado”, assinalou.

Cano lamentou que no mundo são fechados tantos "conventos de clausura por ano, principalmente devido à idade avançada das religiosas e às dificuldades econômicas".

“A falta de vocações e a falta de rendimentos precipitam o encerramento e obrigam as comunidades a se fundirem, deixando para trás os seus históricos recintos monásticos, cheios de santidade”, acrescentou.

O sacristão indicou que antes de assumir o cargo na igreja de “Santo Niño del Remedio”, trabalhou com as Carmelitas Descalças de Ponzano, em Madri, onde aprendeu "o que é a vida contemplativa".

“Sofro quando um convento de clausura é fechado. A Igreja precisa do coração para funcionar e esse coração são os conventos de clausura”, ressaltou.

Cano destacou que as “religiosas de clausura sempre rezam por nós”, por isso decidiu dar seu testemunho para que não percam “a esperança de que mais cedo ou mais tarde seus conventos voltarão a renascer”.

“Espero que o Senhor ouça a oferta da minha doença e mova o coração de muitos jovens a sentir o apelo à vida contemplativa”, acrescentou.

O sacristão recordou as palavras de Santa Teresa do Menino Jesus e sublinhou que o coração da Igreja está “ardendo de amor”, por isso somos chamados à vocação do amor.

“Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, tu me deste este lugar, meu Deus. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará”, citou as palavras da santa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: