Milhares de equatorianos da capital Quito receberam a Virgem do Cisne, que chegou procedente de Loja, acompanhada pelo Bispo dessa cidade, Dom. Hugolino Cerasuolo. Sua chegada se realizou no aeroporto internacional Marechal Sucre, a bordo de um avião militar.

A "Churona" –como é chamada carinhosamente a Virgem– foi recebida por uma multidão de fiéis que a acompanharam em seu percurso até o centro da cidade, aonde foi entronizada na Basílica do Voto Nacional.

Esta é a segunda vez que a imagem da Virgem chega a Quito. Nesta oportunidade foi trazida pelo Ministério de Turismo por considerá-la uma das devoções mais emblemáticas do Equador e também com a finalidade de promover o turismo religioso no país.

A invocação à "Churona" se remonta ao ano de 1550, quando se fundou a população do Cisne. Inicialmente, os habitantes, em sua maioria indígenas, adquiriram uma imagem da Virgem similar à Virgem de Guadalupe de Cáceres (Espanha). Com o tempo e logo depois de ter enfrentados diversos problemas de recolocação da população, a devoção foi se tornando em Virgem do Cisne. Os habitantes construíram o primeiro santuário em 1594.