Chegando a atingir 30 metros de altura, a árvore de Natal da Praça de São Pedro deste ano está decorada com enfeites de madeira feitos à mão por pessoas em situação de rua, assim como por crianças e adultos.

Antes da cerimônia de iluminação da árvore de Natal, em 11 de dezembro, o Papa Francisco disse que queria que a árvore de Natal e o presépio na Praça de São Pedro fossem "um sinal de esperança" em um ano marcado pela pandemia do coronavírus.

O enorme abeto da Praça de São Pedro é um presente da Eslovênia, um país da Europa Central com uma população de dois milhões de habitantes, que também doou 40 árvores menores para serem colocadas nos escritórios da Cidade do Vaticano.

Jakob Štunf, embaixador da Eslovênia junto à Santa Sé, disse à EWTN News que seu país também está patrocinando uma refeição de Natal no abrigo para pessoas sem teto perto do Vaticano.

“Decidimos também dar uma árvore especial. Vamos proporcionar aos moradores de rua um alimento especial para esse dia, para que possamos expressar também o nosso tipo de vínculo com eles dessa forma”, disse o embaixador.

As pessoas em situação de rua também estiveram envolvidas na confecção de alguns enfeites para a árvore de Natal do Vaticano, de acordo com Sabina Šegula, florista e decoradora do Vaticano.

Šegula ajudou a capacitar 400 pessoas para ajudar a fazer os enfeites deste ano com palha e madeira usando vídeos de instruções. Disse que a maioria dos enfeites foi feita por pessoas na Eslovênia, incluindo algumas crianças, mas os desabrigados em Roma e na Eslovênia também estiveram envolvidos no artesanato.

“Gostaram muito das oficinas e fizeram seus próprios desenhos. E esse era o objetivo principal: levar alegria e espírito natalino também à casa dos desabrigados em Roma”, disse Šegula à EWTN.

A Eslovênia doou a árvore de Natal como um símbolo de gratidão pelo apoio do Vaticano ao movimento de independência do país no 30º aniversário de independência da Eslovênia da Iugoslávia.

“João Paulo II entendeu muito bem a situação daquele momento, o que estava acontecendo, não só na Eslovênia ou na Iugoslávia daquela época, mas também na Europa. Assim, entendeu as grandes mudanças que estavam acontecendo e foi muito pessoal, muito envolvido e engajado no processo”, disse Štunf.

“Na realidade, a Eslovênia é reconhecida como um dos países mais verdes do mundo. Mais de 60% do território esloveno está coberto por florestas”, afirmou, acrescentando que esta árvore pode ser considerada um presente do “coração verde da Europa”.

A árvore das florestas Kočevje, na Eslovênia, tem 75 anos, pesa 70 toneladas e tem 30 metros de altura.

Foi acesa no dia 11 de dezembro em uma cerimônia conduzida pelo cardeal Giuseppe Bertello e Dom Fernando Vérgez Alzaga, presidente e secretário-geral do governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, respectivamente. Na cerimônia, também foi inaugurado o presépio do Vaticano.

O presépio consiste em 19 estátuas de cerâmica gigantescas feitas nas décadas de 1960 e 1970 por professores e ex-alunos de um instituto de arte na região de Abruzzo, na Itália.

Entre as estátuas está a figura de um astronauta, que foi adicionada ao presépio na época em que foi criado para celebrar o pouso na lua de 1969, disse Alessia Di Stefano, ministra do turismo local, à EWTN.

Nos últimos anos, o presépio do Vaticano foi feito com diferentes materiais, desde as tradicionais figuras napolitanas até a areia.

Um presépio italiano mais tradicional com figuras em movimento também é exibido na capela do batistério da Basílica de São Pedro. Os anjos pintados do grande mosaico da Capela do Batismo de Jesus no rio Jordão parecem flutuar sobre o presépio de madeira da cena, que está rodeado de flores “poinsettias” e uma longa fila de reclinatórios para os peregrinos que desejam contemplar o nascimento em oração.

Tanto a árvore quanto o presépio ficarão em exibição até 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em