Um sacerdote foi assassinado a facadas na manhã de terça-feira na casa onde estava vivendo, próximo à paróquia onde servia na região fronteiriça de Cidade Juárez., informou a Polícia Judicial do Estado.

O padre Ramón Navarrete Islas, de 56 anos de idade, estava há um ano como vigário da igreja Maria Mãe quando foi encontrado no chão da sua casa, com seis feridas punço-penetrantes no peito.

Este é o segundo sacerdote assassinado nesta região da fronteira em 14 anos. Na madrugada de 10 de dezembro de 1990, o padre Guillermo Madrigal Arias, de 46 anos de idade, foi vitimado junto com o casal formado por Rigoberto Betancourt Bejarano e Lilia Sánchez de Betancourt, de 26 e  25 anos de idade.

“A pessoa que matou o padre Navarrete esteve buscando dinheiro ou coisas de valor nos móveis da casa, porque procurou em todos os lados. Até agora não sabemos se além do carro levou outra coisa”, disse um agente próximo no interrogatório.

O corpo do sacerdote foi encontrado por volta das 11h da terça-feira por Rogelio Martínez, que foi visitar o sacerdote.

“Ele vivia sozinho, não se metia com ninguém e não tinha problemas. Era muito sério e pouca gente o visitava”, disse uma professora religiosa do Colégio Terceiro Centenário, que era amiga do sacerdote há 10 anos. “Não entendo por que o mataram, não sei si quem o matou saberia que era um sacerdote”, acrescentou.

“É uma clara mostra do grau de descomposição social que se vive nesta fronteira”, disse em uma entrevista de rádio o bispo Renato Ascencio León com relação ao assassinato do padre Ramón Navarrete Islas.

O Prelado, lamentou profundamente o homicídio do sacerdote e disse que “seguramente também será lamentado em nível nacional uma vez que se difunda esta informação.