O Presidente da Sérvia, Boris Tadic, convidou o Papa Bento XVI a visitar o país balcânico. Por sua vez, o Santo Padre agradeceu o convite e expressou seu desejo de que possa realizá-la em um futuro.

Assim divulgou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, que declarou que "o presidente convidou o Santo Padre a visitar seu país".

Do mesmo modo, o porta-voz vaticano informou este meio-dia, que "no curso do cordial encontro que durou 25 minutos, o Presidente Tadic explicou ao Papa a situação atual da República Sérvia".

"A conversa se centrou, em particular, na necessidade de educar os jovens nos valores, principalmente no âmbito escolar", acrescentou Navarro-Valls.

Ao final da audiência, Tadic deu de presente a Bento XVI um livro sobre a história da religião na Sérvia e seus tesouros, assinado pelo chefe da Igreja ortodoxa Sérvia, o patriarca Pavle, e o Papa entregou a Tadic as medalhas da Sé Vacante.

Falará com a Igreja Ortodoxa

Depois da audiência, a propósito da possível viagem a seu país, Tadic expressou a necessidade de "trabalhar todos juntos para que se dêem as condições para que o Papa possa viajar à Sérvia".

"Falaremos com a Igreja Ortodoxa. Eu, infelizmente, sou apenas o presidente da Sérvia", disse o Presidente, explicando que "é necessário um diálogo específico entre as Igrejas, que já começou e espero que a visita possa ocorrer o antes possível".

Defender os cristãos em Kosovo

Por outro lado, Tadic deu a conhecer que dialogou sobre a questão Kosovo com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano. "O status de Kosovo tem que ser algo menos de uma independência e algo mais que uma simples autonomia. Protegendo todas as comunidades e religiões", disse o Presidente.

'Também falamos que os valores do Kosovo e a importância de proteger estes valores. Neste sentido é muito importante a defesa da comunidade cristã na região. Sem as pessoas, sem os fiéis desaparece a tradição cristã. É um grande problema", disse Tadic.