O Papa Francisco recordou que “a caridade, o zelo apostólico e a perseverança de Santo André são uma fonte de ânimo nestes tempos difíceis e críticos” e acrescentou que “dar glória a Deus também fortalece a nossa fé e esperança naquele que acolheu na vida eterna o santo mártir André, cuja fé perdurou em tempos de provação”.

Assim indicou o Santo Padre em uma mensagem enviada neste dia 30 de novembro, festa de Santo André, ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I.

Santo André é o padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Em sua mensagem, o Pontífice destacou que todas as igrejas cristãs, junto com outras tradições religiosas, têm “o dever primordial de oferecer um exemplo de diálogo, respeito mútuo e cooperação prática”.

Nesse sentido, como é tradição, uma delegação vaticana viajou a Istambul para participar de uma solene Divina Liturgia presidida pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu I na Igreja Patriarcal de São Jorge al-Fanar.

A delegação da Santa Sé foi presidida pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch; o secretário do Dicastério, Dom Brian Farrell; e o subsecretário Mons. Andrea Palmieri; e em Istambul, o Núncio Apostólico na Turquia, Dom Paul F. Russell, se juntou à delegação.

Ao concluir a Divina Liturgia, o Cardeal Koch entregou ao Patriarca Ecumênico a mensagem do Santo Padre, que foi lida publicamente.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: