Ao receber o último grupo de bispos mexicanos em visita "ad limina", o Papa Bento XVI pediu aos pastores esforçar-se sempre para explicar com clareza as posições da Igreja, ao exercer a função episcopal de ensinar.

"É importante fazer um grande esforço para explicar adequadamente os motivos das posições da Igreja, destacando principalmente que não se trata de impor aos não crentes uma perspectiva de fé, mas sim de interpretar e defender os valores radicados na natureza mesma do ser humano", indicou o Pontífice aos prelados das arquidiocese e diocese das províncias eclesiásticas do Acapulco, Antequera e Yucatán.

O Papa assinalou que na função episcopal de ensinar, os bispos devem transmitir o Evangelho "com seus valores morais e religiosos, considerando as diversas realidades e aspirações que surgem na sociedade contemporânea, cuja situação devem conhecer bem os Pastores.

"Ao mesmo tempo, os pastores da Igreja no México têm que prestar uma especial atenção aos grupos mais desprotegidos e aos pobres. A partir do Evangelho, a resposta adequada é promover a solidariedade e a paz, que façam realmente possível a justiça. Por isso a Igreja trata de colaborar eficazmente para erradicar qualquer forma de marginalização, orientando os cristãos a praticar a justiça e o amor. Neste sentido, animem a quem dispõe de mais recursos a compartilhá-los", indicou.

Do mesmo modo, recordou que "é necessário não só aliviar as necessidades mais graves, mas também se tem que ir a suas raízes, propondo medidas que dêem às estruturas sociais, políticas e econômicas uma configuração mais equânime e solidária. Assim a caridade estará ao serviço da cultura, da política, da economia e da família, convertendo-se em alicerce de um autêntico desenvolvimento humano e comunitário".

Referindo-se à alegria e ao sentido da festa que caracterizam às celebrações e manifestações de religiosidade popular, o Santo Padre assinalou que os pastores "devem orientar esta peculiaridade tão comum nos fiéis mexicanos para uma fé sólida e amadurecida, capaz de modelar uma conduta de vida coerente com o que se professa com alegria. Isso avivará também o crescente impulso missionário dos mexicanos".

Mulheres e jovens

Depois de destacar que também no México se "manifesta tantas vezes o ‘gênio’ da mulher", Bento XVI afirmou que "continua sendo um desafio de nosso tempo mudar de mentalidade, para que sejam tratadas com plena dignidade em todos os ambientes e se proteja também sua insubstituível missão de ser mães e primeiras educadoras dos filhos".

O Papa chamou a atenção sobre a pastoral com os jovens porque "em muitos deles existe o falso conceito de que comprometer-se ou tomar decisões definitivas faz perder a liberdade. Convém recordar, por outro lado, que o homem se faz livre quando se compromete incondicionalmente com a verdade e o bem. Só assim é possível encontrar um sentido à vida e construir algo grande e duradouro se tiverem Jesus Cristo como centro de sua existência".

Ao final, o Santo Padre convidou aos prelados a "caminhar e agir de acordo a um espírito de comunhão, que tem seu cume e sua fonte inesgotável na Eucaristia".