O Cardeal Henryk Roman Gulbinowicz, de 97 anos, faleceu em 16 de novembro na Polônia. Henryk Roman Gulbinowicz nasceu em Vilnius, Lituânia, em 17 de outubro de 1923, quando a cidade era conhecida como Wilno e fazia parte da Polônia.

Estudou no Seminário de Vilnius e no Seminário de Bialiystok (Polônia).

Foi ordenado sacerdote em 18 de junho de 1950 e depois estudou na Universidade Católica de Lublin, onde obteve o doutorado em teologia moral.

Recebeu a ordenação episcopal em 8 de fevereiro de 1970 pelo cardeal Stefan Wyszynski, arcebispo de Gniezno e Varsóvia, e foi nomeado bispo titular de Acci.

Em 3 de janeiro de 1976, foi transferido para o cargo de Arcebispo da Sé Metropolitana de Wroclaw.

Foi criado cardeal em 25 de maio de 1985 e deixou de ser arcebispo de Wroclaw em 3 de abril de 2004, quando tinha 80 anos.

Recentemente, a Nunciatura Apostólica na Polônia informou que o Vaticano impôs medidas ao Cardeal Gulbinowicz como resultado de uma investigação das acusações "e depois de analisar outras acusações sobre o passado" do Cardeal.

A Nunciatura indicou que o Cardeal estava proibido de participar de qualquer celebração ou evento público, assim como de usar a insígnia episcopal.

Além disso, foi negada a possibilidade de seu funeral ser realizado na Catedral de São João Batista ou de ser enterrado nela.

Finalmente, foi convidado a doar uma quantia “apropriada” de dinheiro para a Fundação San José, criada pelos bispos poloneses em outubro de 2019 para apoiar as vítimas de abuso sexual e promover sua segurança.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: