O Papa Francisco recordou o sacerdote italiano da Diocese de Como, Roberto Malgesini, assassinado no dia 15 de setembro quando ajudava um sem-teto.

Durante a homilia da Missa celebrada neste domingo, 15 de novembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, o Santo Padre citou Roberto Malgesini como um exemplo de vida entregue ao serviço aos pobres, nos quais via Jesus.

“Penso, por exemplo, no padre Roberto Malgesini. Este padre não fazia teorias; simplesmente, via Jesus no pobre; e o sentido da vida, em servir. Enxugava lágrimas com mansidão, em nome de Deus que consola”.

“O início do seu dia era a oração, para acolher o dom de Deus; o centro do dia, a caridade para fazer frutificar o amor recebido; o final, um claro testemunho do Evangelho. Aquele homem compreendera que devia estender a sua mão aos inúmeros pobres que encontrava diariamente, porque em cada um deles via Jesus. Irmãos e irmãs, peçamos a graça de ser cristãos não em palavras, mas em obras... para dar fruto, como Jesus deseja”, foram as palavras do Pontífice.

Aos 51 anos, Roberto Malgesini foi assassinado a facadas perto de sua paróquia, a Igreja de San Rocco. Seu agressor, um homem sem-teto que ele ajudava, sofria de problemas mentais.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: