O Papa Francisco nomeou o Pe. Alexandre Awi Mello, atual secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, como conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Padre Alexandre Awi Mello nasceu em 17 de janeiro de 1971 no Rio de Janeiro (RJ) e foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 2001 como membro do Instituto Secular dos Padres de Schönstatt.

Durante vários anos foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul; assessor da Juventude Apostólica de Schönstatt para o sul do Brasil e diretor nacional de Schönstatt para todo o país.

Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile e posteriormente mudou-se para a Alemanha para continuar seus estudos. Além disso, é doutor em Mariologia pela Universidade Dayton, nos Estados Unidos.

Por outro lado, foi professor de Teologia Pastoral e Sistemática em Londrina, no Instituto Paulo VI, e na Pontifícia Universidade do Paraná.

Em 2007 colaborou com a Secretaria na redação da Conferência de Aparecida e dirigiu a revista Tabor.

Em maio de 2017, o Papa Francisco o nomeou secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Foi padre sinodal da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”, que ocorreu no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018.

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) nasceu em 1958 sob o pontificado do Papa Pio XII. É um dicastério da Cúria Romana, cuja principal função é “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina” e “dedicar-se ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”, conforme indicado pela constituição apostólica Pastor Bonus do Papa São João Paulo II.

O presidente do CAL é o Cardeal Marc Ouellet, que também é prefeito da Congregação para os Bispos.

O professor Guzmán Carriquiri Lecour foi secretário da CAL de 2011 a 2019, posteriormente este cargo foi abolido.

Em julho de 2020, o Papa Francisco nomeou Julio César Caballero Moreno, ex-embaixador da Bolívia junto à Santa Sé, como chefe do escritório.

Confira também: