A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) condenou o atentado na Catedral de Nice, França, nesta quinta-feira, no qual três pessoas morreram, e classificou o ocorrido como “ato bárbaro e violento”.

Na manhã desta quinta-feira, um terrorista, gritando "Alá Akbar" (Alá é grande), assassinou com uma faca duas mulheres idosas e o sacristão do templo. Pelo menos uma das vítimas foi decapitada.

“Neste dia em que houve um atentado na Basílica Notre-Dame de Nice durante uma celebração eucarística, com a morte de pelo menos três pessoas, lamentamos e condenamos mais este ato bárbaro e violento que elimina vidas humanas e atinge a paz nessa região”, assinalaram os bispos portugueses.

Além disso, expressaram a “solidariedade para com a Diocese de Nice e a Conferência dos Bispos de França” e asseguraram sua oração “pelas vítimas e seus familiares”.

Os Prelados também afirmaram partilhar “os sentimentos de emoção e de perdão expressos nas palavras” do Bispo de Nice, Dom André Marceau.

Em um comunicado após o atentado nesta manhã, Dom Marceau afirmou sentir uma tristeza “infinita” pelo “modo como um humano diante de outros seres humanos pode fazer”.

“Todas as minhas orações vão para as vítimas, os seus entes queridos, as forças de segurança na linha da frente desta tragédia, padres e fiéis feridos na sua fé e na sua esperança”, disse o Bispo de Nice.

Confira também: