A imprensa peruana destacou o convite do Papa Bento XVI ao leigo consagrado peruano Luis Fernando Figari, fundador da Família Sodálite e suas numerosas associações católicas, como um dos 26 auditores do próximo Sínodo de Bispos sobre a Eucaristia.

O jornal peruano "El Comércio" informou que Luis Fernando Figari participará do encontro de 2 a 23 de outubro no Vaticano. Figari é Superior Geral do Sodalício de Vida Cristã, sociedade de vida apostólica, e fundou distintas associações como a Fraternidade Mariana da Reconciliação, as Servas do Plano de Deus, o Movimento de Vida Cristã e a Irmandade de Nossa Senhora da Reconciliação.

Deste primeiro Sínodo que será presidido por Bento XVI participarão bispos e cardeais de todo o mundo junto com auditores, entre sacerdotes e leigos, convidados pelo Papa em função de suas excelências pessoais e de sua condição em relação com o tema tratado.

Segundo "El Comércio", "ser convidado constitui uma grande honra e revela uma posição de confiança do Santo Padre. É também uma comemoração ao país do qual provém o convidado, neste caso o Peru, porque são escolhidos apenas 26 pessoas entre os milhões de católicos do mundo".

Em declarações a este jornal, Figari assinalou que recebeu "a nomeação com alegria e gratidão, como uma ocasião especial para poder servir à Igreja e ao Santo Padre".