A Diocese de Ratisbona (Alemanha) lamentou que desconhecidos tenham entrado em uma igreja medieval local e roubado algumas relíquias de São Wolfgang, o primeiro bispo do lugar que viveu no século X. A polícia já está investigando os fatos.

Segundo indica a Diocese, para roubar as relíquias de primeira classe (alguns dos seus ossos), os ladrões violaram “o vidro blindado com extrema força entre as 13h e 14h" de segunda-feira, 26 de outubro.

Segundo indica a CNA Deutsch, agência em alemão do Grupo ACI, o túmulo de pedra do santo onde o relicário estava localizado fica na entrada da igreja de São Wolfgang em Bischof-Wittmann-Straée, em Ratisbona. Segundo a polícia bávara, os danos materiais são milhares de euros.

“O dano é incomensurável. E isso ocorre cinco dias antes da festa de Wolfgang”, que é celebrada no dia 31 de outubro, disse a diocese de Ratisbona.

“Podem ser úteis dados sobre o que ocorreu, informação de pessoas suspeitas e de ações nesse momento, veículos ou outras indicações sobre o paradeiro das relíquias. Qualquer indício, por pequeno que seja, pode ser relevante para a investigação”, indicou a polícia em seu site.

Os restos mortais do santo estavam colocados sobre uma almofada de veludo púrpura, rodeados por uma preciosa obra de fios de ouro e prata, decorada com doze esmeraldas e 40 pérolas brancas. A inscrição em latim ao redor diz: Sp (sepulcro) S (sancti) Wolfgangi ep (episcopus) Tumba do Santo Bispo Wolfgang.

A vida de Wolfgang começou no ano 937. Sobre seu nome, que etimologicamente significa “aquele que caminha como lobo”, costumava brincar para encorajar aqueles que não gostavam dele: “Só que eu corro atrás das ovelhas para alimentá-las e não para as matar", lhes dizia.

Foi professor e ingressou nos monges beneditinos. Esteve na Hungria como missionário, embora não fosse o melhor momento porque os húngaros teriam sofrido uma derrota contra os alemães.

Em seu retorno, foi nomeado bispo de Ratisbona. Foi um pastor apostólico e com zelo de Deus por seus fiéis. Com seu exemplo, conseguiu transformar a diocese e o clero. Foi responsável pessoalmente pela formação de quem viria a ser o imperador Santo Henrique II.

Era amável com todos e dedicava tempo para muitas coisas. Ele adoeceu em Peppingen, Áustria, perto de Linz, durante uma visita pastoral.

A seu pedido, levaram-no ao altar de uma igreja para receber a unção dos enfermos. Havia uma multidão que queria vê-lo, mas os sacerdotes o impediam. É por isso que ele lhes disse o seguinte: "Deixem que me vejam morrer e que Deus nos conceda toda a sua misericórdia". 

Morreu em Peppingen, em 31 de outubro de 994.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: