Dom Antonio Menegazzo, Administrador Apostólico de Obeid (Sudão), afirmou que logo do acordo de paz no sul de Sudão, “existe uma forte tendência a islamização’ nessa zona do país”.

Durante sua visita à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, o Prelado explicou que “enquanto que no ocidente’ as organizações de ajuda não discriminam a ninguém, há muitas instituições islâmicas fundamentalistas sobre tudo da Arábia Saudita e Paquistão, que só colaboram com outros muçulmanos. Assim pressionam aos não islâmicos, incluindo os cristãos”.

Dom Menegazzo também destacou que “ainda encontro dificuldades para me deslocar. Como todos os sacerdotes estrangeiros, com freqüência devo me apresentar ante os oficiais de segurança locais”.

O Prelado também sublinhou a importância da educação católica para a reconciliação do país africano. “Felizmente há escolas e professores católicos em minha diocese. Estas instituições estão abertas a todos e estão orientadas diálogo entre cristãos e muçulmanos”, precisou.