O Papa Francisco nomeou como novo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos Dom Marcello Semeraro, até então Bispo de Albano (Itália) e secretário do Conselho de Cardeais que assessora o Pontífice na reforma da Cúria Romana.

Desse modo, Dom Marcello Semeraro, de 72 anos, substitui o Cardeal Angelo Becciu, que renunciou ao cargo de Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e a todos os direitos relacionados ao cardinalato, no último dia 24 de setembro.

Além disso, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quinta-feira, 15 de outubro, que Dom Semeraro deixará de ser o secretário do Conselho de Cardeais e será substituído por Dom Marco Mellino, que era, até então, secretário adjunto do mesmo Conselho.

O Papa confirmou como coordenador do Conselho de Cardeais o Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), e como membros do Conselho o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Seán Patrick O’Malley; o Arcebispo de Bombaim (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; e o Presidente do Governatorato do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello.

Por último, o Santo Padre nomeou como membro do Conselho de Cardeais o Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo), Cardeal Fridolin Ambongo Besungu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: