O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria ganhou um novo impulso após a paralisação imposta pela pandemia do coronavírus.

Na tarde de terça-feira, 13 de outubro, os seis membros do Conselho se encontraram virtualmente, alguns do Vaticano e outros de suas respectivas dioceses. A última vez que o Conselho de Cardeais se reuniu foi em fevereiro passado, enquanto a reunião prevista para abril foi cancelada por causa da Covid-19.

Os cardeais Óscar A. Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Sean Patrick O'Malley e Oswald Gracias se conectaram à reunião de suas respectivas dioceses, enquanto os cardeais Pietro Parolin e Giuseppe Bertello, bem como Dom Marcello Semeraro (Secretário do Conselho) e Dom Marco Mellino (Secretário Adjunto), participaram do Vaticano.

Segundo comunicado divulgado pela Sala de Imprensa do Vaticano, “o Santo Padre também participou da reunião, conectado da Casa Santa Marta”.

Embora durante esses meses os membros do Conselho dos Cardeais não tenham podido se reunir, isso não significa que seu trabalho tenha ficado parado.

De fato, o comunicado de imprensa especifica que “durante os meses de verão, o Conselho teve a oportunidade de trabalhar via internet sobre o texto da nova Constituição Apostólica, cujo esboço atualizado foi apresentado ao Santo Padre. De acordo com a prática habitual, os Dicastérios competentes estão agora fazendo a leitura do texto”.

Na reunião do dia 13 de outubro, procedeu-se a “resumir o trabalho realizado e estudar como apoiar a implementação da nova Constituição, uma vez promulgada”.

Em seu discurso, o Santo Padre destacou que “a reforma já está em andamento, inclusive em alguns aspectos administrativos e econômicos”.

A próxima reunião do Conselho dos Cardeais acontecerá no próximo mês de dezembro e, como a deste mês de outubro, será realizada de forma virtual pela Internet.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: