A Arquidiocese do Rio de Janeiro não autorizou em setembro que a cantora Anitta fizesse uma gravação no Cristo Redentor, um símbolo da cidade e do Brasil; entretanto, sabe-se que este monumento é um santuário, pertencente a esta circunscrição eclesiástica.

De acordo com a imprensa brasileira, a cantora queria gravar no Cristo Redentor para divulgar a música Me Gusta, no programa The Tonight Show, de Jimmi Fallon.  Entretanto, a Arquidiocese do Rio de Janeiro considerou o trabalho dela “incondizente” com a imagem do Cristo. A artista é conhecida por suas canções e clipes sensuais.

A decisão do Cardeal Tempesta vem a reafirmar a imagem do Cristo Redentor como símbolo da fé e do amor de milhões de brasileiros por Jesus Cristo ante a tendência de trivializá-la como um mero ponto turístico. Por esta razão, o veto da Arquidiocese foi elogiado por católicos, por proteger a imagem do Cristo Redentor. Uma das manifestações de apoio à decisão veio por parte do Centro Dom Bosco (CDB), sediado no Rio de Janeiro, que indicou em uma publicação que “o santuário do Cristo Redentor foi protegido de uma profanação certa”.

“O apoio nas redes sociais mostra como os fiéis anseiam por pastores que defendam a fé de forma destemida”, acrescentaram os integrantes do CDB.

Vale recordar que o Cristo Redentor não é apenas um momento do Rio de Janeiro. Trata-se de um santuário católico, no qual está presente Jesus Eucarístico.

Assim, embora o monumento tenha se tornado um símbolo da cidade e também do Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro tem o direito do uso de sua imagem e, para que a mesma seja utilizada por outros, é necessária uma autorização.

No próprio site do Santuário do Cristo Redentor há um link por meio do qual é possível solicitar esta autorização. “Símbolo do Brasil e do Rio de Janeiro, o Monumento ao Cristo Redentor deixa tudo mais bonito e cheio de emoção. Por isso é ótimo tê-lo em campanhas, homenagens, filmes e anúncios. Para tal, precisamos conhecer melhor o seu projeto”, indicam.

Confira também: