O jornal La Razón informou que a partir de 13 de janeiro uma nova peça de teatro que ataca à Igreja e sua doutrina chegará aos cenários espanhois, esta vez financiada pelas autoridades socialistas que regem a prefeitura de Manresa.

A obra, titulada  “Habemus Christu” se representará naquela localidade catalã durante a 49º edição da "Inocentada" (Festa da Ingenuidade) dessa cidade. Recebeu oito mil euros como subvenção da prefeitura de Manresa, através da "Agrupació Cultural del Bages".

A diretora da Ingenuidade, Teti Canal, não teve reparos em declarar a La Razón que “a obra é uma comédia musical, satírica, em que se tenta mostrar os vícios humanos da Igreja”.

Segundo o jornal, “um dos objetivos desta obra é criticar aos bispos que têm uma visão ‘conservadora, com vícios e costumes’; e por outra parte elogiar ao tipo de clero ‘aberto ao diálogo e às mudanças’”. Na obra se critica o funcionamento da atual hierarquia eclesiástica, assim como os enfrentamentos da Igreja com a Teologia da Libertação ou o posicionamento da cúria contra as uniões homossexuais.

Segundo um pároco local chamado por La Razón, “antes parecia que ninguém elevava a voz contra a Igreja e agora parece que se pode dizer de tudo. Como não têm razões para nos atacar, preferem optar pela via fácil: ficar rindo”.