A Sala de imprensa da Santa Sé informou que o tema da 55ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se realizará em maio de 2021, será: “Vem e vê! Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”.

A Mensagem do Papa Francisco para este dia é tradicionalmente publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, todo dia 24 de janeiro, e o dia é sempre celebrado no domingo anterior ao Pentecostes.

O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações é baseado na passagem do Evangelho de São João (1,46) "Vem e vê". “Estas palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho. O anúncio cristão, mais do que palavras, é feito de olhares, testemunhos experiências, encontros, proximidade. É uma palavra de vida”, descreve um comunicado do Vaticano.

“No momento histórico que estamos a viver, um tempo que nos obriga ao distanciamento social por causa da pandemia, a comunicação pode tornar possível a proximidade necessária para reconhecer o essencial e compreender o verdadeiro significado das coisas”, continua a nota.

Nesse sentido, o texto acrescenta que “não conhecemos a verdade se não a experimentamos, se não encontramos as pessoas, se não participamos de suas alegrias e tristezas” e cita um velho ditado “Deus te encontra onde estás” para destacar que “pode ser um guia para quem trabalha nos meios de informação ou na comunicação na Igreja”.

“No chamado dos primeiros discípulos, com Jesus que sai ao seu encontro e os convida a segui-lo, vemos também o convite a utilizar todos os meios de comunicação, em todas as suas formas, para chegar às pessoas como são e onde vivem”, destaca o comunicado do Vaticano.

Aqui está o Evangelho no qual a mensagem se baseia:

João 1, 43-46

"No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galileia. Encontra Filipe e diz-lhe: “Segue-me”. 44.(Filipe era natural de Betsaida, cidade de André e Pedro.) 45.Filipe encontra Natanael e diz-lhe: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José”.* 46.Respondeu-lhe Natanael: “Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?” Filipe retrucou: “Vem e vê”."

Confira também: