O Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, pediu ao Governo e aos camponeses que ocuparam pela força quatro fazendas, procurar uma saída pacífica para evitar maior violência.

O fato ocorreu no passado fim de semana, quando 200 camponeses pertencentes ao Movimento Sem Terra (MST), ingressaram pela força aos latifúndios Novo Horizonte, Posto Miriam, Ilha Os Andes, e Grupo Portachuelo; todos localizados em Santa Rosa de Sara. Durante os enfrentamentos resultaram feridos peloo menos seis colonos.

“Este é um problema de faz tempo e deverá ser solucionado, a violência nunca consegue nada, espero que o diálogo consiga logo o que precisamos”, expressou o Cardeal. Do mesmo modo, pediu que “a calma volte e que tudo se solucione pelo diálogo.

Os camponeses argumentam que os proprietários das fazendas ocuparam ditos terrenos ilegalmente. Por sua parte, o vice-presidente da Câmara Agropecuária do Oriente, Mauricio Rocha, acusou ao Movimento Ao Socialismo (MAS), do candidato presidencial de esquerda, Evo Morais, de estar por trás destes fatos violentos.

Segundo as últimas informações, o Ministério Público deverá decidir se autoriza despejar pela força aos camponeses.

“Sabemos que a Prefeitura e a Fiscalia intervirão, estamos preocupados porque o Governo decidiu tomar uma ação que poderia provocar violência”, declarou o presidente do Comitê Cívico de Santa Rosa, Daniel Vespa, a uma rádio local.

Por sua parte, o diretor do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INRA), Roberto Tórrez, pediu aos camponeses apelar às instâncias legais para solucionar seus problemas porque “para isso existe a lei”.