O Papa Bento XVI ressaltou nesta quarta-feira o valor educativo do esporte e sua capacidade de transmitir valores humanos e espirituais. Também advogou para que este contribua à construção de uma sociedade caracterizada pelo respeito mútuo, a lealdade e a solidariedade entre os povos e culturas.

O Santo Padre recebeu aos representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), da União Européia de Futebol (UEFA) e da Federação Italiana "Gioco Calcio", acompanhados por um numeroso grupo de jovens procedentes de 16 nações que participam do projeto "Calcio-Cares" em colaboração com o Pontifício Conselho Cor Unum.

"Sua presença me oferece a oportunidade de fazer insistência na importância do esporte, disciplina que se praticada respeitando as regras, converte-se em um instrumento educativo e em veículo de importantes valores humanos e espirituais", disse o Papa ao saudar os presentes na audiência semanal, entre os quais se encontrava o ex-astro do futebol francês e dirigente da UEFA, Michel Platini.

"Que também a iniciativa de hoje –disse o Papa em italiano– reavive em cada um o compromisso para que o esporte contribua a construir uma sociedade caracterizada pelo respeito recíproco, a lealdade dos comportamentos e a solidariedade entre todos os povos e as culturas".

600 jovens organizaram durante toda a manhã mini jogos de futebol na esplanada de São Pedro para relançar o projeto de apoiar à distância a criação de campos de futebol para meninos nos países da Europa do leste.

Posteriormente, o Papa retornou a sua residência de verão de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde permanecerá até 28 de setembro.