O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María RoucoVarela, insistiu às famílias espanholas a não perder o tempo e recorrer à pastoral familiar de sua diocese, para receber a instrução necessária para transmitir a fé aos filhos.

“As famílias devem encontrar nas comunidades paroquiais e nos movimentos e associações eclesiásticas o papel que lhes cabe em todo o processo da transmissão da fé de seus filhos e na configuração real do amor cristão na comunhão da Igreja”, adicionou

Em seu habitual discurso breve na Cadeia COPE, o Cardeal explicou que faz tempo que “foi germinando em amplos setores sociais uma ideologia relativista sobre a família, que invadiu os campos da educação, dos meios de comunicação e do direito”.

“Se a família se esvazia de seu sentido constitutivo ao matrimônio e não lhe é dada sua identidade essencial de união do varão e da mulher no amor para fazê-la fonte de nova vida e se desvincula do núcleo familiar, está minando-se o princípio antropológico e ético que  sustenta à família como fundamento da sociedade, anotou.

O Arcebispo de Madri lembrou que o vazio humano e espiritual que resulta da destruição da família costuma ser procurado tenazmente por aquelas forças sociais que pretendem ocupá-lo com o objetivo de dominar e manipular pessoal e comunitariamente ao homem.

Adicionou que por isso ante “o fenômeno da cultura anti-familiar que tenta impor-se nos  costumes sociais, é urgente tomar consciência das responsabilidades que cabem à Igreja  para promover um decidido empenho pastoral que garanta a cultura da família em todos os âmbitos da vida humana”.