O Papa Francisco solicitou a responsabilidade na reabertura das escolas após os meses de fechamento causado pela COVID-19.

Numa mensagem assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, à peregrinação nacional aos Santuários Marianos de Pompéia e Loreto, o Santo Padre pediu também um "pacto educativo renovado", que as famílias sejam protagonistas e os jovens estejam no centro.

“Que o reinício do ano letivo seja vivido por todos com grande senso de responsabilidade, na perspectiva de um renovado pacto educativo, que tenha as famílias como protagonistas e que coloque a pessoa dos meninos e meninas no centro: seu crescimento saudável, bem formado e sociável é condição para um futuro sereno e próspero de toda a sociedade”, disse o Papa.

A 13ª Peregrinação Nacional das Famílias pela Família concluiu na noite do sábado, 12 de setembro, no Santuário da Santa Casa de Loreto e foi promovida pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), a Renovação no Espírito Santo (RnS), o Fórum Nacional das Associações Familiares e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

A edição deste ano teve como tema: “Alegrar-se, trabalhar para a perfeição, encorajar-se, viver em harmonia e paz” e teve uma presença física limitada devido à COVID-19.

Porém, na breve mensagem, o Santo Padre agradeceu a iniciativa que é um “testemunho de fé e de solidariedade, para que cada um pudesse obter da oração e da comunhão fraterna, esperança e força para seguir em frente”, “neste momento em que as famílias sofrem de modo particular as dificuldades devidas à pandemia”.

Por isso, o Papa Francisco invocou a intercessão da Virgem Maria “para que as famílias cristãs na Itália, na Europa e em todo o mundo continuem a formar aquele grande rio que difunde a vida, a fé, a esperança e o amor no povo de Deus e em toda a sociedade”.

As autoridades italianas decretaram o fechamento de escolas e universidades no dia 5 de março. A partir dessa data, quase todas as instituições de ensino continuaram ministrando aulas e examinando os alunos pela internet. A maioria das regiões italianas retomará as aulas presenciais na segunda-feira, 14 de setembro.

Confira também: