Nesta quarta-feira, 9 de setembro, um grupo de fiéis encontrou em um parque próximo à Catedral de St. Catherine of Alexandria, em Ontário (Canadá), o sacrário de aço que foi roubado da igreja com as hóstias consagradas.

No início da semana, as câmeras de segurança da catedral registraram duas pessoas, provavelmente um homem e uma mulher, entrando na igreja aproximadamente às 4h30 (horário local).

Ambos roubaram um sacrário de aço com portas de bronze junto com as hóstias consagradas que estavam em seu interior.

Um grupo de fiéis da comunidade encontrou o sacrário no Parque Centenário, que fica perto da catedral.

Segundo os meios locais, o sacrário estava parcialmente submerso em um canal, faltavam partes do cibório e a Eucaristia não foi encontrada no local, mas é provável que as hóstias tenham se dissolvido na água.

Uma hóstia que se dissolve deixa de ser uma hóstia consagrada.

Depois da Missa da tarde de quarta-feira, um fiel compareceu à casa paroquial com uma das portas de bronze do sacrário. O homem disse que a peça foi dada a ele por um desconhecido na rua, que assegurou que outra pessoa lhe entregou no Parque Centenário.

A outra porta do sacrário ainda não foi encontrada.

O sacrário foi encontrado um dia depois do pedido público de devolução feito pelo Bispo de St. Catharines, Dom Gerard Bergie, que garantiu que não “faria perguntas” se os objetos aparecessem.

Dom Bergie também destacou que o sacrário, que é feito de aço, não tem muito valor monetário e o importante eram as hóstias consagradas em seu interior.

O reitor da catedral, Pe. Donald Lizzotti, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, que os ladrões abriram a tampa que estava no tabernáculo de metal com um pé-de-cabra, retiraram as portas e, finalmente, retiraram-no do altar.

Além disso, acrescentou que a polícia não encontrou impressões digitais no local e acredita que os ladrões limparam o local do crime.

A Catedral St. Catherine of Alexandria foi vítima de vários casos de roubo e vandalismo durante suas reformas em 2019, como o roubo de postes de luz de bronze e cobre quase um ano atrás.

A polícia ainda não identificou nenhum suspeito de roubo do sacrário.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: