O Papa Francisco expressou uma grande alegria ao receber na quarta-feira, 9 de setembro, em sua Audiência Geral várias famílias numerosas no claustro de São Dâmaso do Palácio Apostólico do Vaticano.

Nos vídeos e fotografias registradas durante o evento – a segunda audiência geral com fiéis após o início da pandemia de coronavírus Covid-19 –, o Papa Francisco é visto sorridente, saudando e conversando com as famílias numerosas.

O Papa Francisco conversa com uma das famílias numerosas que participou da Audiência Geral de 9 de setembro no Vaticano. Crédito: Daniel Ibáñez / ACI Prensa.

Em sua catequese de sua Audiência Geral, o Santo Padre incentivou a que, tanto nas famílias como nos bairros se propicie “o amor, a partilhar o amor, o perdão”.

Ao agir assim, assegurou, “haverá o amor e o perdão para todos”.

O Papa Francisco destacou várias vezes a importância das famílias, Em janeiro de 2015, assegurou que “dá-nos consolo e esperança ver tantas famílias numerosas que acolhem os filhos como um verdadeiro dom de Deus: eles sabem que cada filho é uma bênção”.

“Ouvi dizer por alguns que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças estão entre as causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplista. Posso dizer, todos podemos dizer, que a causa principal da pobreza é um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e colocou o deus dinheiro; um sistema econômico que exclui, exclui sempre: exclui as crianças, os idosos, os jovens, sem trabalho… e que cria a cultura do descartável que vivemos”, disse.

“Estamos habituados a ver pessoas descartadas. Este é o motivo principal da pobreza, não as famílias numerosas”, assegurou na ocasião.

Confira também: