No dia 21 de agosto, as autoridades da província de Lai Chau (Vietnã) concederam oficialmente permissão à Diocese de Hung Hoa para estabelecer uma paróquia após 54 anos de espera.

Esta autorização permite comprar as terras e construir a paróquia que ficará situada na capital da província, concretamente no município de San Thang.

Pe. Joseph Nguyen Van Ninh será o pároco encarregado do cuidado pastoral dos 2.791 católicos da comunidade.

Mary Nguyen Phuong Quy, uma fiel católica de Lai Chau, declarou à UCA News: "Estamos felizes porque a partir de agora poderemos organizar publicamente nossas atividades que antes eram consideradas ilegais".

Pe. Peter Pham Thanh Binh, responsável do decanato Lao Cai Lai Chau, que ofereceu seu cuidado pastoral aos fiéis de 2006 a 2016, explicou à UCA News que os católicos daquela área aguardam a construção da paróquia provavelmente desde que começaram a se mudar para a província em 1966.

Durante os anos em que o Pe. Bihn esteve na zona, pediu insistentemente às autoridades permissão para realizar suas atividades de culto, apresentando até cinco petições desde 2007.

Segundo destacam, a província tem cerca de 20 comunidades católicas. Nas aldeias Hmong, não têm uma paróquia e, portanto, realizam suas reuniões nas casas dos fiéis.

Os sacerdotes que visitaram a comunidade tinham que pedir autorização ao governo e antes de trabalhar com os católicos locais deveriam apresentar uma lista das pessoas que encontrariam, além de manter um encontro com as autoridades, que acompanham de perto cada um dos seus movimentos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: