Após o ato de violência policial cometido contra o cidadão afro-americano Jacob Blake, em Wisconsin, os bispos dos Estados Unidos exortaram os católicos a rezar e jejuar nesta sexta-feira pelo fim do racismo.

"Levando em consideração a violência em Kenosha, Wisconsin e outras cidades ao redor do país, pedimos a todas as pessoas de fé que observem 28 de agosto ou a festa de São Pedro Claver, em 9 de setembro, como um dia de jejum e oração", disse Dom Shelton J. Fabre de Houma-Thibodaux, presidente do Comitê Ad Hoc contra o Racismo da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, por suas siglas em inglês), em um comunicado de 27 de agosto.

No domingo, 23 de agosto, o cidadão Blake ficou em estado grave após receber 7 tiros nas costas da polícia da cidade de Kenosha.

O evento gerou tanto protestos pacíficos como distúrbios violentos. Segundo informações, grupos armados também se reuniram para evitar que as empresas sejam saqueadas ou vandalizadas. Várias estradas também foram bloqueadas.

Por este motivo, o condado de Kenosha declarou estado de emergência e toque de recolher desde 24 de agosto e a população foi convidada a evitar as ruas por motivos de segurança.

Em seu comunicado, Dom Fabre enfatizou que "em meio à agitação racial em curso em nosso país, reafirmamos nosso compromisso de buscar pacificamente a justiça racial".

“Reiteramos o valor daqueles cuja vida humana e dignidade neste país são marginalizadas pelo racismo e nossa necessidade de lutar por eles, incluindo os nascituros”, acrescentou.

A sexta-feira, 28 de agosto, também marca o 57º aniversário da Marcha de 1963, em Washington, onde o ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr. fez seu histórico discurso “Eu tenho um sonho”.

Em seu comunicado, o bispo citou aquele discurso, onde Luther King Jr. disse que a Declaração de Independência era uma "nota promissória" de que "todos os homens, sim, tanto negros como brancos, teriam os direitos inalienáveis ​​da vida, da liberdade e da busca da felicidade”.

Dom Fabre aproveitou a oportunidade para exortar “os católicos a considerarem participar do Santo Sacrifício da Missa e que possam oferecer a sua participação pela reparação dos pecados de racismo ao Sagrado Coração de Jesus”.

“Convidamos os fiéis a que também considerem a oração do Terço, o Serviço de Oração pela Cura Racial da USCCB e a intercessão dos santos que lutaram pela igualdade racial como Santa Katharine Drexel e São Pedro Claver”, acrescentou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: