O Vaticano divulgou os nomes dos seis membros do Comitê Científico da Fundação João Paulo I do Vaticano que se encarregarão de dirigir a investigação sobre a vida e a obra do Pontífice.

Os seis membros do Comitê Científico: são Carlo Ossola, filólogo e professor do Collège de France, em Paris; Darío Vitali, Ordinário de Eclesiologia e diretor do Departamento de Teologia Dogmática da Pontifícia Universidade Gregoriana; Mons. Gilfredo Marengo, ordinário de Antropologia Teológica e vice-presidente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família da Pontifícia Universidade Lateranense.

Também fazem parte do Comitê: Mauro Velati, colaborador da Fundação para as Ciências Religiosas João XXIII e da causa de canonização de João Paulo I, para a qual escreveu a parte relativa aos anos venezianos na Biographia ex documentis de la Positio; Diego Sartorellli, diretor da Biblioteca e Arquivo Histórico do Patriarcado de Veneza; e Loris Serafini, arquivista e diretor do Museu Albino Luciani da cidade italiana de Canale d'Agordo.

Da mesma forma, a vice-presidente da Fundação, Stefania Falasca, também foi nomeada coordenadora do Comitê Científico.

Todos os membros do Comitê Científico, nomeados pelo Presidente da Fundação, Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, durante o Conselho de Administração em 3 de julho, são pessoas "de comprovada competência e experiência", conforme indicado no Artigo 11 de seus Estatutos.

Além disso, o Conselho de Administração também decidiu incluir no Comitê Científico o Prefeito do Arquivo Apostólico do Vaticano (antigo Arquivo Secreto), Dom Sergio Pagano; e o Prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano, Dom Cesare Pasini.

A Fundação Vaticana João Paulo I foi instituída em 17 de fevereiro em virtude de um Rescriptum ex audentia do Papa Francisco. A finalidade da Fundação é promover pesquisas, estudos e aprofundamento no pensamento e ensinamentos de João Paulo I.

Desde a sua instituição, a Fundação está trabalhando intensamente para consolidar sua estrutura e iniciar atividades que contribuam para destacar a obra de João Paulo I.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: