O Bispo Auxiliar de Los Angeles (Estados Unidos), Dom Robert Emmet Barron, junto com um grupo de franciscanos, deteve alguns manifestantes que exigiam a retirada da imagem de São Junípero Serra de uma missão.

No sábado, dia 22 de agosto, Dom Barron visitou a Missão de Santa Inês, onde mora uma comunidade franciscana.

Um grupo de manifestantes compareceu àquele local para solicitar a retirada da imagem de São Junípero Serra localizada dentro da igreja do convento.

 

O Bispo Auxiliar comentou o ocorrido em sua conta no Twitter: “Amigos, ontem passei o dia inteiro na Missão Santa Inês oferecendo missa, rezando o Rosário e defendendo o legado de São Junípero Serra dos manifestantes que exigiam a retirada de sua estátua de propriedade de nossa igreja. O dia terminou em paz”, escreveu.

 

Em um vídeo, Dom Barron informou que depois da Missa o grupo se aproximou para protestar contra a imagem do missionário espanhol do século XVIII, conhecido como Pai da Califórnia.

No entanto, os religiosos e noviços presentes permaneceram rezando o Santo Rosário e cantando durante o protesto.

Foi uma maneira "não violenta" e "muito pacífica" de defender nossa posição, até que tudo "terminou pacificamente", indicou.

“Não acho que a Igreja tenha que se contentar e dar a volta por cima quando querem remover as estátuas de nossos santos de nossas propriedades”, disse o bispo.

 

“Não devemos responder ao fogo com fogo”, “penso que foi um bom dia para a Igreja”, concluiu Dom Berron.

Esse tipo de manifestação e outros atos de vandalismo em diferentes cidades dos Estados Unidos contra monumentos de figuras espanholas surgiram após a morte do afro-americano George Floyd em maio deste ano.

Frei Junípero Serra era um franciscano que nasceu na cidade de Petra, Maiorca, em 1713 e morreu em Monterrey (México) em 1784.

Foi o fundador de nove missões na Califórnia. Foi beatificado por São João Paulo II, em 1988, e canonizado pelo Papa Francisco em 2015, na Basílica da Imaculada Conceição em Washington (Estados Unidos).

Embora os críticos assinalem que o santo é um símbolo do colonialismo europeu e que as missões obrigaram o trabalho forçado aos nativos americanos, os conhecedores de São Junípero descrevem que foi um defensor dos nativos e dos direitos humanos que fez bem durante sua missão e que inclusive choraram por sua morte.

Mais em

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: