Cerca de 30 mil fiéis, em sua maioria de Salta, congregaram-se para renovar o "pacto de fé" que realizaram em 1612 com o Senhor e a Virgem do Milagre, que os protegeram de um forte terremoto que sacudiu a região.

A tradicional e histórica tradição popular começou com uma procissão encabeçada pela Cruz Primitiva e a Virgem das Lágrimas, da Catedral-Basílica de Salta até a Cruz Eucarística, onde se realizou o "pacto de fidelidade".

O Arcebispo de Salta, Dom. Mario Antonio Cargnello, presidiu a renovação do pacto junto com o Núncio Apostólico, Dom. Adriano Bernardini, que levou a bênção apostólica enviada pelo Papa Bento XVI.

Na cerimônia Dom. Cargnello lembrou que "esta história que foi sendo escrita no coração de todos os habitantes; e a experiência mesma de Sua presença ficou gravada na fórmula do pacto: Tu és nosso Senhor e nós somos teus" e acrescentou que "no clima solene da renovação do pacto queremos nos aproximar de ti, honrar tua imagem e a imagem bendita de tua Mãe para reatar a marcha de nossa história pessoal, de nossas famílias, de nossa cidade e província, de nossas instituições e de nossa pátria".

Assinalando a necessidade de defender a vida "desde o primeiro momento da concepção, e da família como instituição que custódia o ser humano" o Prelado expressou sua satisfação pela decisão tomada pela Câmara de Senadores da Província, ao solicitar ao Senado nacional a oposição à ratificação do Protocolo Facultativo da "Convenção sobre eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher" (CEDAW).