O Arcebispo de Milwaukee (Estados Unidos), Dom Jerome Listecki, comunicou que está rezando pela paz e pela recuperação de Jacob Blake, um afro-americano que está em estado grave após ser baleado nas costas pela polícia em Kenosha, Wisconsin.

“Foi com grande pesar que recebi a notícia do tiroteio da noite passada em Kenosha. Embora muitos dos detalhes desse tiroteio sejam desconhecidos para nós, público em geral, não é difícil imaginar a dor, o medo e a raiva que todos os presentes sentiram. Eu rezo pela cura de Jacob Blake e pelo consolo de sua família e entes queridos”, disse Dom Listecki em um comunicado na segunda-feira, 24 de agosto.

No domingo, um vídeo do incidente, que se tornou viral, mostra como um policial atirou em Blake sete vezes nas costas a uma curta distância, enquanto entrava na sua caminhonete. Antes de ser baleado, Blake é visto se afastando de dois policiais e indo até a porta de seu carro, enquanto os policiais gritam com ele e continuam com as armas na mão.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido em 24 de agosto pelo gabinete do procurador-geral de Wisconsin, Josh Kaul, o incidente ocorreu quando policiais responderam à denúncia de um incidente doméstico.

Blake está atualmente em estado grave em um hospital de Milwaukee.

Segundo os vizinhos, Blake estava tentando interromper uma discussão entre duas mulheres antes de ser baleado pela polícia, e testemunhas disseram que estava desarmado, informou o Kenosha News.

O comunicado do gabinete do procurador-geral informou que a Divisão de Investigação Criminal (DCI) está liderando a investigação e é auxiliada pela Patrulha Estadual de Wisconsin e pelo Gabinete do Xerife do Condado de Kenosha.

“Todas as agências policiais envolvidas estão cooperando totalmente com a DCI durante esta investigação. Os agentes envolvidos foram colocados em licença administrativa”, acrescenta.

Este caso mais uma vez gerou protestos massivos contra a violência policial nos Estados Unidos desde o caso de George Floyd, outro afro-americano atacado por um grupo de policiais em maio deste ano e que infelizmente perdeu a vida.

Na segunda noite dos protestos pelo que aconteceu com Blake, grupos de manifestantes incendiaram vários edifícios, destruindo parte de um distrito comercial em Kenosha. Várias estradas também foram bloqueadas. Um policial ficou ferido.

Por este motivo, o condado de Kenosha declarou estado de emergência e toque de recolher desde 24 de agosto e a população foi convidada a evitar as ruas por motivos de segurança.

Dom Listecki também expressou em sua declaração que reza “pela paz em Kenosha, já que a situação continua instável” depois deste episódio.

“A Igreja é um farol de esperança. Os pecados de violência, injustiça, racismo e ódio devem ser expurgados de nossas comunidades com atos de misericórdia, com a proteção e cuidado da dignidade de cada pessoa humana, com respeito pelo bem comum e com uma busca inabalável pela igualdade e Paz. Juntos, rezemos a Deus por paz, justiça, misericórdia e proteção para cada ser humano”, concluiu o Arcebispo de Milwaukee.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: