Por ocasião da oração do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI destacou a relação entre santidade e Eucaristia e disse, especialmente aos sacerdotes, que o segredo da santificação está neste Sacramento.

Depois de lembrar que dentro de um mês terminará o Ano da Eucaristia convocado pelo falecido Papa João Paulo II, o Santo Padre disse que seu pensamento nesses momentos estava nos sacerdotes, destacando que nesse Sacramento “está o segredo de sua santificação”.

Diante de centenas de pessoas reunidas no pátio da residência de verão de Castel Gandolfo, ao sul de Roma, o Pontífice disse que “o presbítero tem que ser antes de tudo adorador e contemplativo da Eucaristia, desde o momento que é ele quem a celebra”.

“Sabemos bem que a validade do sacramento não depende da santidade dos celebrantes, mas sua eficácia, para ele e para os outros, será maior quanto mais o viva com fé profunda, amor ardente e fervoroso espírito de oração”, acrescentou o Papa.

Em seguida, o Santo Padre animou os sacerdotes a seguir o exemplo de São João  Crisóstomo, São Pio de Pietrelcina e São João Maria Vianney, sacerdotes que se caracterizaram por seu especial amor à Eucaristia.

“Pensando nos sacerdotes apaixonados pela Eucaristia”, o Papa lembrou o  “humilde pároco de Ars nos tempos da revolução francesa”, ressaltando que “com a santidade de vida e o zelo pastoral conseguiu fazer daquele pequeno povoado um modelo de comunidade cristã animada pela Palavra de Deus e pelos sacramentos”.

“Dirijamo-nos agora a Maria, pedindo de maneira especial pelos sacerdotes do mundo todo para que obtenham deste ano da Eucaristia o fruto de um renovado amor ao sacramento que celebram. Que por intercessão da Virgem Mãe de Deus possam viver e testemunhar sempre o mistério que é depositado em suas mãos para a salvação do mundo”, concluiu.

Depois da oração mariana, Bento XVI saudou em vários idiomas, entre eles o espanhol, e exortou os fiéis espanhóis e latino-americanos a levar “uma vida digna do Evangelho de Cristo”.