O Papa Francisco escreveu aos religiosos e religiosas do Brasil por ocasião da Semana da Vida Consagrada, que se celebra de 16 a 22 de agosto, para promover e renovar sua missão.

O Pontífice recordou que “a caminhada vocacional tem sua origem na experiência de saber-se amado por Deus: a própria vida já é fruto de uma chamada de Deus; nos chamou à vida porque nos ama e tudo predispôs para que cada um de nós fosse único acompanhando-nos ao longo das estradas poeirentas da nossa vida”.

Nesse sentido, afirmou que “perante os desafios impostos pela sociedade atual, que vive numa mudança de época, é preciso estar vigilantes, a fim de se evitar a tentação de ter um olhar mundano, que nos impede ver a graça de Deus como protagonista da vida e nos leva a sair à procura de qualquer substituto”.

Por último, destacou que “o melhor antídoto contra a tentação é dar prioridade à oração em meio a todas as nossas atividades, certos de que a pessoa que mantém o olhar fixo em Jesus aprende a viver para servir”.

A Semana Nacional da Vida Consagrada é promovida pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e acontece pela primeira vez, de 16 a 22 de agosto, com o tema “Amados e Chamados por Deus”.

Segundo a presidente da CRB, Ir. Maria Inês, a iniciativa foi pensada não somente para celebrar no terceiro domingo de agosto o dia do religioso, como também destinar toda a terceira semana para celebração, formação e divulgação da vocação à vida consagrada.

Confira também: