Foi inaugurada com uma Missa a nova casa da Fazenda da Esperança em Montevidéu (Uruguai), obra nascida no Brasil e conhecida em todo o mundo por se dedicar ao processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios.

A casa localizada em um antigo convento carmelita no bairro de Punta de Rieles, foi inaugurada após uma Missa de Ação de Graças celebrada em 8 de agosto seguindo todas as medidas sanitárias correspondentes para evitar contágios por coronavírus.

A equipe de comunicações arquidiocesana (ICM) informou que participaram da Missa o Núncio Apostólico, Dom Martin Krebs; o Arcebispo de Montevidéu, Cardeal Daniel Sturla; os Bispos Auxiliares, Dom Pablo Jourdan e Dom Luis González; o Bispo de Melo, Dom Heriberto Bodeant; e oito sacerdotes.

Além disso, participaram os jovens que vivem há alguns dias na comunidade terapêutica, dirigentes e promotores do projeto, doadores, autoridades do governo como o ministro do Desenvolvimento, Pablo Bartol, e o presidente do Conselho Nacional de Drogas, Daniel Radío.

Em sua homilia, o Cardeal Sturla referiu-se às leituras do dia para dizer que na vida "às vezes temos uma brisa suave e às vezes temos tempestades, um vento contrário".

Da mesma forma, as pessoas que vivem na Fazenda da Esperança passaram por tempestades, mas “está a mão de Jesus, poderosa, estendida, que nos levanta. É Jesus e é a Igreja, que resgata por meio de diversas obras, faz chegar a palavra de Jesus, a salvação”.

“Todos nós precisamos de Jesus, temos que fixar nossos olhos n’Ele, todos precisamos que Jesus nos agarre e nos resgate”, assegurou o Cardeal Sturla.

Na ocasião, foi lida uma saudação dos fundadores da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel e Nelson Giovannelli; também foi feito um agradecimento às religiosas carmelitas pela doação do mosteiro, aos voluntários que levaram o projeto adiante, entre outros benfeitores.

Durante o ofertório, os jovens da Fazenda da Esperança trouxeram ao altar três elementos elaborados por eles: um terço para pedir a proteção de Nossa Senhora, uma caneta artesanal que simboliza a oportunidade de escrever uma nova página de sua história e um pão, símbolo da comida cotidiana.

Após a Eucaristia e em meio aos intensos aplausos, os jovens Diego, Ismael e Lucas foram adiante para receber o seu diploma depois de um ano de recuperação em outra casa da obra.

No final da Missa, foi abençoada e entronizada uma imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada naquele local e restaurada.

“Se Deus pode recompor os meninos, como não poderei restaurar uma estátua?”, pensou a pessoa que restaurou a imagem mariana.

A Fazenda da Esperança é uma obra que nasceu em 1983, no Brasil, com o propósito de tratar diversos vícios, principalmente álcool e drogas.

A comunidade terapêutica presente no Uruguai há 11 anos, fundamenta seu trabalho em três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Confira também: