Cerca de 100 pessoas de todo o Brasil participaram do curso de prevenção do abuso sexual na Igreja, promovido pela Reconciliatio - Psicologia Integral, demonstrando “um comprometimento com a busca de proteção e prevenção desse mal que assola a sociedade”, como ressaltam os organizadores.

O curso, que aconteceu no mês de julho na modalidade on-line, faz parte do programa de prevenção do abuso sexual e promoção de ambientes seguros para crianças e adolescentes e tem como objetivo formar pessoas capazes de identificar possíveis situações abusivas, bem como intervir de maneira a proteger crianças e adolescentes.

Além disso, busca conscientizar as pessoas da necessidade da construção de uma cultura da proteção baseada nas virtudes morais bem como em estratégias da psicologia para contribuir ir para a prevenção primária.

Um dos organizadores da Reconciliatio e professor do curso, José Augusto considerou esta edição uma experiência “muito positiva” e disse ter se surpreendido “pela quantidade de interessados pelo tema notadamente por ser algo voltado principalmente para a Igreja Católica”.

“A diversidade de participantes que incluíam sacerdotes, religiosas, religiosos, psicólogos e demais pessoas leigas que integram as diferentes realidades da Igreja, mostrou que existe um comprometimento com a busca de proteção e prevenção desse mal que assola a sociedade como um todo, mas que no seio da Igreja traz grandes danos e sofrimentos”, declarou.

De acordo com ele, “a participação no curso foi boa e a avaliação final nos animou a continuar promovendo essa iniciativa bem como tratar de temas transversais e específicos que abrangem a temática do abuso sexual na Igreja”. “Acredito que a participação dos leigos se faz muito necessária nesse momento, unindo forças na busca da prevenção do abuso sexual”, completou.

O curso contou com apoio da Diocese de Petrópolis e a participação do Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão na última aula, quando ressaltou que “a prevenção é uma responsabilidade e um compromisso de todos nós”.

Para os alunos, a oportunidade incentivou a se engajar mais nessa área. A pedagoga que atua na área de Assistência Social Cláudia Bonete, de Irati (PR), contou que trabalha “com crianças e adolescentes vítimas de violência desde 2006” e, para ela, “ver esse tema sendo tratado na Igreja, e da maneira como foi, renovou minhas esperanças para continuar trabalhando com a prevenção. O curso me animou a procurar na minha Diocese lideranças para dialogar sobre o assunto”.

Por sua vez, Padre Antonio Ferreira, de Belo Horizonte (MG), assinalou que “o curso foi muito importante como meio de oportunizar e aprofundar reflexão sobre o tema prevenção do abuso sexual na Igreja. Permitiu-nos estar em sintonia com a Igreja e comunhão com o Papa Francisco”.

Em setembro, a Reconciliatio - Psicologia Integral promoverá novamente o curso on-line sobre prevenção do abuso sexual na Igreja. Para mais informações, acesse AQUI.

Confira também: