Na noite de quinta-feira, 6 de agosto, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores da bandeira do Líbano, como um gesto de solidariedade às vítimas da explosão ocorrida na última terça-feira, na Zona Portuária de Beirute, que deixou mais de 140 mortos e cerca de 5 mil feridos.

O reitor do Santuário do Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, conduziu o momento de oração ao lado do cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, e das lideranças religiosas presentes no alto do Corcovado.

Este ato de homenagem às vítimas foi uma iniciativa do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, da comunidade libanesa no Rio de Janeiro, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, das Igrejas Melquita, Maronita e Ortodoxa e das instituições líbano-brasileiras do Rio de Janeiro.

Além desse momento de oração, outro gesto de solidariedade foi expresso pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que enviou mensagens ao cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, ao núncio apostólico no Líbano, Dom Joseph Spiteri, e ao Eparca de Nossa Senhora do Líbano em São Paulo dos Maronitas, Dom Edgard Madi.

Nas mensagens ao cônsul e ao núncio, o Cardeal Tempesta assegurou suas preces e disse ter celebrado a Santa Missa “na intenção dos falecidos, pela recuperação dos feridos e o conforto das famílias enlutadas”.

“Neste trágico momento de dor para Vossa Excelência e nosso povo irmão libanês, que vem agravar a situação dos hospitais, já sobrecarregados pelos pacientes da Covid-19, venho apresentar-lhe minha solidariedade”, expressou.

Já em sua mensagem a Dom Edgard Madi, Dom Orani manifestou sua solidariedade ao prelado, bem como “à comunidade maronita e ao povo libanês no Brasil”.

“Nós bispos, o clero e os fiéis da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro estamos unidos aos nossos irmãos libaneses neste doloroso momento, elevando a Deus nossas preces para que acolha os falecidos na morada eterna e conceda a recuperação aos que foram atingidos física, emocional e materialmente por essa tragédia”, disse.

Por fim, desejou que “o Senhor Jesus Cristo volte seu olhar de misericórdia para todos, dando forças ao povo libanês para superar os sofrimentos, pela fé e a esperança na Providência divina”.

Confira também: