O Papa Francisco nomeou sete novos membros do Conselho para a Economia, o organismo da Cúria Romana que tem a tarefa de supervisionar a gestão econômica e as estruturas e atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

Os novos membros são dois de nacionalidade alemã (Charlotte Kreuter-Kirchhof e Marija Kolak), dois de nacionalidade espanhola (Maria Concepcion Osacar Garaicoechea e Eva Castillo Sanz), dois de nacionalidade britânica (Ruth Mary Kelly e Lesile Jane Ferrar) e um de nacionalidade Italiana (Alberto Minali).

O Conselho para a Economia é composto por quinze membros, oito dos quais são eleitos entre Cardeais e Bispos de forma que reflete a universalidade da Igreja. Os sete restantes, agora escolhidos pelo Pontífice, são especialistas de diferentes nacionalidades, com poderes financeiros e profissionalismo reconhecido.

O atual coordenador do Conselho para a Economia é o Cardeal Reinhard Marx. A nomeação desses novos sete membros ocorre alguns dias depois que o Pontífice nomeou Maximino Caballero Ledo como o novo secretário-geral da Secretaria para a Economia.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: