A Custódia da Terra Santa informou que o mosteiro franciscano de Beirute foi danificado como resultado da explosão que atingiu a capital do Líbano nesta terça-feira.

 

“Imagens do nosso mosteiro em Beirute, Líbano, após a explosão que ocorreu naquela área. Nenhum dos franciscanos que vivem lá ficou ferido. Rezemos pelo Líbano”, informaram em sua conta no Twitter.

As imagens mostram paredes destruídas e outras com rachaduras, assim como móveis danificados e restos de madeira espalhados pelo chão.

Embora inicialmente tenham informado sobre uma explosão, a Agência Nacional de Notícias do Líbano (ANN) assinalou que foram duas explosões na área portuária de Beirute, uma menor seguida de uma mais forte. Até o momento, há mais de 100 mortos e mais de 4 mil feridos, entre eles estão a esposa e filha do primeiro-ministro Hasan Diab.

 

O chefe da Segurança Geral, general Abbas Ibrahim, disse que foi a detonação de material altamente explosivo, mas não de explosivos em si, que haviam sido confiscados e armazenados há anos na zona portuária.

 

A explosão atingiu dez quilômetros de distância, causando a destruição de vários edifícios.

Além dos fiéis que se manifestaram nas redes sociais com as hashtags #PrayForBeirut e #PrayForLebanon, a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre no México também expressou sua solidariedade com as vítimas.

Do mesmo modo, o Papa Francisco, durante a audiência geral desta quarta-feira, pediu orações pelas vítimas e suas famílias e também “pelo Líbano, para que, com o compromisso de todos os seus componentes sociais, políticos e religiosos, possa enfrentar este momento trágico e doloroso e, com a ajuda da Comunidade internacional, superar a grave crise que está atravessando".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em