O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, visitou o santuário de São João Maria Vianney, conhecido como Santo Cura d’Ars, em 4 de agosto, dia em que a Igreja celebra sua memória litúrgica.

O Santo Cura d’Ars foi declarado padroeiro dos párocos em 1929 e o Papa Bento XVI o declarou padroeiro de todos os sacerdotes do mundo no final do ano para os sacerdotes celebrado em 2010.

Trata-se da primeira visita que o Secretário de Estado do Vaticano realiza fora da Itália desde a emergência de saúde causada pela COVID-19.

Durante sua visita, o Cardeal Parolin presidiu uma Missa pela manhã e inaugurou um caminho dentro do santuário dedicado ao Cardeal Emile Biayenda, Arcebispo de Brazzaville, Congo, morto em 1977, e cuja causa de canonização está em andamento.

À tarde, o Secretário de Estado fará uma conferência com o tema: "O Papa Francisco e os sacerdotes, o caminho com o povo de Deus".

Por sua vez, o reitor do santuário, Pe. Patrice Chocholski, indicou ao Vatican News que “a visita do cardeal Parolin é um sinal da universalidade do carisma do Cura d’Ars, padroeiro dos sacerdotes, que nos ajuda a avançar em nossa missão como pastores do povo de Deus".

Além disso, Pe. Chocholski lembrou que, em 4 de agosto de 2019, o Papa Francisco enviou uma carta aos sacerdotes do mundo por ocasião do 160º aniversário da morte de São João Maria Vianney.

Em relação à conferência que o Cardeal Parolin dará, o reitor do santuário do Santo Cura d’Ars disse que “ele nos encorajará a viver mais o serviço dos presbíteros na atualidade, acompanhando nossos irmãos na fé e saindo ao encontro de todas as pessoas do nosso tempo, para ser facilitadores da graça como o Cura d’Ars”.

Por esse motivo, Pe. Chocholski concluiu que esta visita incentivará a "viver mais como o Cura d’Ars em paróquias missionárias e abertas, que desejam experimentar a fé".

Confira também: