O Papa Emérito Bento XVI está doente com uma infecção bacteriana e "muito frágil", segundo informou um jornal alemão.

O escritor Peter Seewald indicou à Passauer Neue Press (PNP), em 3 de agosto, que o Papa Emérito, de 93 anos, tem uma erisipela facial, uma infecção bacteriana da pele que causa um avermelhamento, inchaço e dor.

Esta infecção, que também pode causar febre e dores de cabeça, é tratada com antibióticos.

Seewald disse à PNP que Bento XVI está "muito frágil" desde que voltou de sua visita à Baviera, em junho, para ver seu irmão mais velho, Mons. Georg Ratzinger, antes de seu falecimento em 1º de julho.

 

O escritor viu Bento XVI no antigo mosteiro Mater Eclesia, no Vaticano, em 1º de agosto, e presenteou-o com uma cópia de sua mais recente biografia sobre o Papa Emérito.

O jornalista disse que, apesar de sua doença, Bento está otimista e declarou que poderia voltar a escrever se recuperasse suas forças. Seewald também disse que a voz do Papa Emérito agora quase não dá para escutar.

PNP também informou, em 3 de agosto, que Bento XVI escolheu ser enterrado no antigo túmulo de São João Paulo II, na cripta da Basílica de São Pedro. O corpo do papa polonês foi transferido para a parte superior da basílica quando foi canonizado em 2014.

Como São João Paulo II, Bento XVI escreveu um testamento espiritual que pode ser publicado após sua morte.

Bento XVI renunciou ao papado em fevereiro de 2013 devido à diminuição da força que dificultava o desempenho de seu ministério.

Em uma carta publicada em um jornal italiano, em fevereiro de 2018, Bento XVI destacou: "Só posso dizer que, ao final de uma lenta diminuição da força física, internamente estou em peregrinação à casa".

Publicado originalmente em CNA Deutsch.

Confira também: