Ao concluir a oração do Ângelus, neste domingo, 2 de agosto, o Papa Francisco rezou pela Nicarágua e relembrou o recente ataque à Catedral de Manágua.

"Penso no povo da Nicarágua que sofre por causa do atentado à catedral de Manágua, onde foi muito danificada, quase destruída, a imagem tão venerada de Cristo, que acompanhou e sustentou durante os séculos a vida do povo fiel", afirmou o Papa.

Nesta linha, o Santo Padre expressou: "Queridos amigos nicaraguenses, estou próximo de vocês e rezo por vocês".

Em 31 de julho, uma pessoa não identificada entrou em uma das capelas da Catedral de Manágua (Nicarágua) e lançou uma bomba Molotov que provocou um incêndio e destruiu o sacrário e a imagem do Sangue de Cristo, fato que foi descrito como um "ato terrorista" pelo Cardeal Leopoldo Brenes.

Trata-se de "um ato de profanação totalmente condenável, por isso devemos permanecer em constante oração para derrotar as forças malignas", afirmou um comunicado da Arquidiocese de Manágua.

A capela guardava o sacrário com o Santíssimo, e a imagem consagrada e venerada do Sangue de Cristo, com quase 400 anos de antiguidade e diante da qual João Paulo II se ajoelhou em sua segunda visita à cidade em fevereiro de 1996.

Recentemente, ocorreram outros ataques contra capelas na Nicarágua. O mais recente foi o que aconteceu em 29 de julho, quando indivíduos não identificados profanaram com "fúria e ódio" a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Nindirí, em Masaya.

Da mesma forma, em 27 de julho, pessoas desconhecidas arrastaram pelo chão o Sacrário de Jesus Sacramentado da Capela Nossa Senhora do Carmo, localizada na Paróquia Nosso Senhor de Veracruz, Masaya. O pároco, Pe. Pablo Villafranca, destacou que durante o ataque destruíram parte dos móveis e roubaram bens materiais.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: