O Governo da Turquia convidou oficialmente o Papa Bento XVI a visitar o país de maioria muçulmana no ano de 2006, embora a proposta original do Patriarca ortodoxo da Constantinopla, Bartolomeu I, visava à presença do Papa nas celebrações pela festividade ortodoxa de Santo André, em novembro deste ano.

Segundo um comunicado do Ministério turco de Assuntos Exteriores, o presidente da Turquia, Ahmet Necdet Sezer, "convidou o Papa Bento XVI a realizar uma visita oficial à Turquia em 2006". A Turquia "acompanha de perto os esforços realizados pelo Papa Bento XVI para reforçar o diálogo e a tolerância entre as religiões", destacou a nota. O Vaticano ainda não respondeu ao convite.

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, com sede em Istambul, convidou recentemente o Santo Padre a visitar a Turquia em 30 de novembro por ocasião da Festa de Santo André, padroeiro dos ortodoxos. Bartolomeu está a frente de 200 milhões de cristãos ortodoxos.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, tinha anunciado na semana passada a intenção do Papa Bento XVI de visitar a Turquia e afirmou que esperava apenas autorização oficial do Governo desse país para programar uma viagem.

É costume que o Vaticano envie uma delegação à Turquia na festividade de Santo André, enquanto que os ortodoxos visitam Roma na festa de São Pedro e São Paulo em 29 de junho.

Bento XVI seria o segundo Papa a visitar a Turquia. Seu antecessor João Paulo II viajou ao país em 1979, pouco depois de ser eleito Pontífice.