A pandemia de coronavírus e as medidas para impedir sua propagação atingiram fortemente a população de refugiados em diferentes países do mundo. Na Turquia, um país que hospeda centenas de milhares de refugiados sírios e iraquianos, um grupo de cristãs iraquianas refugiadas na cidade de Kirsehir, na Anatólia Central, encontrou alívio graças às Missionárias Combonianas.

A irmã Expedita Pérez, missionária espanhola que chegou recentemente à Turquia após um longo período no Sudão e no Egito, explica à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que estão lançando um projeto de formação para ajudar esses refugiados.

Dentro desse projeto, realizaram uma série de passeios com grupos de mulheres e crianças às cavernas da Capadócia, onde se estabeleceram algumas das primeiras comunidades cristãs.

“Programamos três grupos, mas certamente teremos que aumentá-lo, porque em cada grupo só podemos acolher 20 mulheres e em um único centro, temos 110 mulheres. Portanto, teremos que fazer bastantes saídas destas durante o ano, e vamos ver como nos organizamos porque exigem muita preparação e trabalho. De todas as maneiras, vale a pena”, assegura.

Esta semana realizaram excursão e as mulheres “ficaram felizes, contentes, não paravam de agradecer porque já estavam há cinco meses trancadas em suas casas, em Kirsehir, por causa da COVID e, além disso, sendo refugiadas, elas só podem sair uma vez por mês, mas nesse período de pandemia, nem isso”.

Explica que essas excursões que fazem de vários dias “não são um momento de formação estruturada, são de formação porque todo o nosso encontro é um momento formativo para todas, mas é mais do que tudo um momento de lazer, um momento para poder rezar livremente sem medo, momento para compartilhar, estar juntas, para rir”.

"Fizemos a Adoração, que foi muito bonita, a liturgia da palavra, onde pela primeira vez em suas vidas elas compartilharam, rezamos o Terço da Misericórdia, fomos ver aquelas grutas naturais nas rochas onde moraram os primeiros cristãos, mas não pudemos chegar às igrejas porque só percorremos sete quilômetros”.

Neste mês de agosto, as Missionários Combonianas ainda têm outras duas saídas programadas com refugiadas iraquianos, outra de quatro dias com as jovens e, em Kirsehir, “em nossa casa, temos um encontro de formação de cinco dias para um grupo de dez ou oito jovens e dois grupos ou três de no máximo 15 crianças refugiadas por grupo na primeira semana de setembro. Um jovem turco que sabe árabe virá e, através do teatro, ele lhes dará uma catequese bíblica sobre o Antigo Testamento”, explicou à ACI Prensa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: