Recentemente, a Congregação para as Causas dos Santos anunciou a data da beatificação do Pe. Michael McGivney, fundador da Ordem dos Cavaleiros de Colombo, nos Estados Unidos.

 

A congregação do Vaticano anunciou em seu site e em sua página do Twitter em 20 de julho que o sacerdote diocesano será beatificado em 31 de outubro de 2020.

Um milagre atribuído à intercessão de Pe. McGivney foi aprovado pelo Vaticano e anunciado pelo Papa Francisco em 27 de maio. Um menino com síndrome de Down que foi diagnosticado com uma doença terminal no útero foi curado milagrosamente depois das orações pedindo a intercessão do sacerdote.

Espera-se que a Missa de beatificação do sacerdote seja celebrada em sua terra natal, Connecticut.

Pe. McGivney fundou os Cavaleiros de Colombo em New Haven, Connecticut, em 1882. Inicialmente, a organização pretendia ajudar as viúvas e suas famílias. No entanto, tornou-se uma ordem católica mundial, com mais de dois milhões de membros realizando obras de caridade e evangelização em todo o mundo. Os Cavaleiros também oferecem apólices de seguro de vida aos seus membros.

Em 2018, os 16 mil conselhos dos Cavaleiros de todo o mundo doaram mais de 185 milhões de dólares para instituições de caridade e deram mais de 76 milhões de horas de serviço prático em 2018, por um valor de mais de 1,9 bilhão de dólares, de acordo com uma avaliação do trabalho voluntário do Independent Sector. Seu trabalho voluntário incluiu apoio às Olimpíadas Especiais, campanhas de abrigo e campanhas de alimentos para famílias carentes.

Entre 2017 e 2018, os Cavaleiros arrecadaram e entregaram 2 milhões de dólares para a cidade iraquiana de Karamles. Do mesmo modo, ajudaram os sobreviventes cristãos do genocídio cometido pelo Estado Islâmico (ISIS) na cidade a voltar para suas casas e reconstruir o futuro.

No início deste ano, em uma audiência concedida ao Cavaleiro Supremo Carl Anderson, o Papa Francisco elogiou o " fiel testemunho de vocês em relação à sacralidade e à dignidade da vida humana, seja em nível local que nacional".

Da mesma forma, destacou a dedicação dos Cavaleiros em ajudar "seja materialmente e espiritualmente, as comunidades cristãs do Oriente Médio que estão enfrentando os efeitos da violência, da guerra e da pobreza".

“No nosso mundo, marcado pelas divisões e desigualdades, o empenho generoso de vocês em servir todos os necessitados oferece, especialmente aos jovens, uma inspiração importante para superar a globalização da indiferença e construir juntos uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu o Papa Francisco em fevereiro.

A beatificação é o passo final do reconhecimento antes que uma pessoa possa ser declarada santa.

Pe. McGivney se tornará o quarto homem nascido nos Estados Unidos a ser beatificado, junto com os beatos Stanley Rother, James Miller e Solanus Casey.

Embora a Igreja tenha reconhecido três mulheres nascidas nos Estados Unidos como santas, Santa Isabel Ann Seton, Santa Katharine Drexel e Santa Catarina Tekawitha, não houve homens canonizados nascidos nos Estados Unidos.

O Vaticano também anunciou nesta semana que as beatificações de outras duas pessoas, Benigna Cardoso e Pe. Giuseppe Ambrosoli, serão adiadas devido à pandemia. Suas beatificações haviam sido previamente agendadas para 21 de outubro e 22 de novembro, respectivamente. Cardoso deveria ser beatificada no Brasil, um dos pontos críticos do vírus, e Pe. Ambrosoli em Uganda, onde serviu como sacerdote missionário.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em