A Biblioteca Apostólica do Vaticano lançou um site renovado que utiliza tecnologia moderna para facilitar o estudo de manuscritos históricos.

O site, que foi lançado em meados de julho, conta com funções de buscas melhoradas e um acesso mais fácil às reproduções digitais de documentos.

“Somos os bibliotecários do Papa porque a biblioteca é sua e foi aberta por sua vontade há muitos séculos. Portanto, queremos estar verdadeiramente ao serviço de nossos visitantes com um instrumento moderno e atualizado que proporcione imediatamente a resposta a uma pesquisa”, disse Mons. Cesare Pasini, prefeito da biblioteca.

Assinalou ainda que "a gráfica evolui rapidamente neste tipo de comunicação digital, por isso já há algum tempo estávamos conscientes de que precisávamos atualizá-la com algo mais ágil e mais intuitivo".

O redesenho estava em andamento há algum tempo, disse Mons. Pasini, mas a atualização ocorre em um momento no qual o acesso físico às coleções da biblioteca é mais difícil devido às restrições do coronavírus.

"Especialmente neste período de emergência sanitária que estamos vivendo, com a mobilidade limitada é mais difícil para muitos vir diretamente à Biblioteca. Portanto este site aberto e comunicativo, rico e atraente, quer ser um lugar importante de acolhida, colaboração e abertura”, ressaltou.

O site da biblioteca papal oferece aos pesquisadores e estudantes acesso gratuito a manuscritos digitalizados de alta resolução, inventários, materiais de arquivo, moedas, medalhas e incunábulos, que são livros impressos na Europa antes do século XVI.

Qualquer visitante do site, não apenas os acadêmicos, pode procurar manuscritos e outras partes da coleção.

Mons. Pasini disse que muitas pessoas “entram” primeiro na biblioteca apostólica através de seu site, “portanto este deve ser o primeiro serviço que encontram, devem ser as primeiras coisas belas que veem, para despertar curiosidade sobre o tema e fazer pesquisas”.

Alguém que procura algo específico ainda pode desfrutar destas "mil culturas, mil idiomas que temos na biblioteca em nossos tesouros, idiomas da história mundial", acrescentou.

Em uma área registrada do site, os pesquisadores podem enviar perguntas para a equipe da biblioteca, usar uma função de pesquisa mais avançada e enviar solicitações de reproduções fotográficas de documentos.

A forma moderna da Biblioteca Apostólica do Vaticano teria começado no século XIV, embora haja evidências de que a Igreja Católica conservou uma biblioteca e arquivo desde o século IV.

Uma bula papal em 1475 abriu a biblioteca e o arquivo para a pesquisa dos estudiosos. O material de arquivo foi formalmente separado da biblioteca no início do século XVII e confiado aos Arquivos Secretos do Vaticano.

O edifício que ainda hoje abriga a biblioteca foi construído na parte final do século XVI.

Segundo seu site, hoje a biblioteca do Vaticano “preserva mais de 180.000 manuscritos (incluindo unidades de arquivo), 1.600.000 livros impressos, cerca de 9.000 incunábulos, mais de 300.000 moedas e medalhas, mais de 150.000 impressões, milhares de desenhos e gravuras e mais de 200.000 fotografias”.

A biblioteca está fechada durante o período de verão, mas será reaberta para pesquisadores qualificados em meados de setembro.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em